O Blog

Quando li o livro pela primeira vez, em 2003, eu tinha quinze anos de idade, fiquei encantada por Christiane F. e muito interessada em saber mais sobre ela. Este blog nasceu da dificuldade que eu tinha, na época, em encontrar material em português sobre Christiane. Encontrava-se pouca coisa e a maioria em inglês ou alemão. O principal site era o bredband.net, um site sueco que já saiu do ar e o wir-kinder-vom-bahnhof-zoo.de, uma página alemã que, até hoje, foi o que mais se aproximou de um site oficial, pois hospedava fotos raras tiradas na época, que acabaram não entrando para o livro. Esta página também saiu do ar mas hoje é possível encontrar facilmente as tais fotos. Mesmo com a dificuldade em encontrar notícias na época, eu colecionava tudo o que podia: salvava fotos, imagens e textos do que quer que houvesse relacionado ao nosso querido bando. Quando dei por mim, possuía pastas virtuais repletas de material.

Em 2005 eu acabava de entrar no mundo do webdesign e programação experimentais. Nada melhor para testar meu conhecimentos recém adquiridos em html do que criar um site. Mas qual seria o tema do meu primeiro site? Guiada pela vontade que já tinha de compartilhar o material que juntara com os outros fãs, Christiane F. foi a cobaia perfeita para minhas primeiras incursões na vida de webmaster. Entre idas e vindas, mudanças de servidor, mudanças de vida (afinal, ufa, são muitos anos!) e falta de tempo, estamos no ar desde este mesmo ano.

O site surgiu primeiro no finado Geocities (alguém se lembra dele? Estou ficando velha...), que pertencia ao Yahoo!. Se chamava wirkinderpage. Infelizmente, devido a formatações de computador e gravações de dados em disquetes (disquetes!) fujões, não possuo nenhuma imagem dos layouts que usei, e com a descontinuidade do geocities, a URL geocities.yahoo.com/wirkinderpage não retorna nenhum resultado no Wayback Machine ou Google (nem mesmo em cache).

Insatisfeita com o Geocities (mais com essa URL ridícula do que com qualquer outra coisa), em meados de 2006 migramos para o CJB.net. Procurei bolar um endereço que fosse mais fácil de lembrar e de escrever, para ajudar os visitantes. A ideia perfeita foi o usar o nome da estação de metrô mais famosa da Alemanha: ESTAÇÃO ZOO. Sendo assim, nosso endereço ficou sendo estacaozoo.cjb.net. Depois disso, o CJB.net também saiu do ar e nos deixou na mão, de forma que essa URL não pertence mais a nenhum site. No entanto, é possível encontrar resultados no Google e acessar o conteúdo de algumas páginas em cache.


Para o endereço estacaozoo.cjb.net, o Wayback Machine retorna também alguns resultados do ano de 2008.

Enquanto estávamos hospedados no CJB.net, na maior parte do tempo tivemos esta cara (clique para ampliar):



Depois que o CJB.net foi descontinuado, o site ficou um tempo em hiatus, para retornar em 2009 no endereço atual: ESTACAO-ZOO.BLOGSPOT.COM, aonde mantivemos por muito tempo o layout da imagem ao lado.

Em 2012 o blog volta repaginado, com fôlego renovado e com novas propostas para compreendermos melhor o que levou Chris e seus amigos ao fundo do poço.

Contamos com vocês para que continuemos por mais tempo. Ainda há muito lá fora a se descobrir e a se aprender com nossa eterna menina Christiane, das Mädchen vom Bahnhof Zoo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...