quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A sociedade de Christiane F.

Antes mesmo que Christiane F. fosse nascida, criaram-se as bases do que influenciaria seu destino e o de milhares de outros jovens toxicômanos na Berlim da década de 70.

Christiane F. aos 15 anos de idade


Recém saída de um complicado momento político, em 1950, uma Alemanha enfraquecida se dividia em duas. A Oriental era apoiada pela União Soviética sob regime comunista; a Ocidental, bloqueada pela União Soviética, mantinha laços com grandes potências capitalistas, como os Estados Unidos, que após a Segunda Guerra Mundial despontaram como um Estado superior a qualquer outro em recursos materiais, financeiros e tecnológicos. Assim, a Alemanha Ocidental se desenvolvia industrialmente a plenos pulmões.

Devido a estas diferenças entre as duas Alemanhas, não tardaria até que fosse construído o Muro de Berlim, em 1961, que separava geograficamente as duas metades e se localizava ao lado do conjunto Gropius (o Gropiusstadt pertencia à margem ocidental do muro). Este período de desenvolvimento industrial da Alemanha Ocidental ficou conhecido como "Milagre Econômico" e se estenderia durante cerca de vinte anos. Berlim era uma vitrine do capitalismo.


Saiba mais sobre o Conjunto Gropius
Conheça o edifício e a rua Joachim-Gottschalk-Weg, onde Christiane F. viveu.


No entanto, um "Milagre Econômico" como este costuma vir acompanhado de muitas adversidades, e o caso alemão não foi diferente. Embora tenha ocasionado melhora no poder aquisitivo do povo, a industrialização deu origem também a certo grau de crise social, por fatores como o crescimento desordenado da população, o aumento da quantidade de imigrantes estrangeiros (se lembra dos "estrangeiros sujos" aos quais Christiane F. tanto se refere no livro?), que buscavam melhores oportunidades em uma Alemanha economicamente promissora, concentração da renda e da riqueza, aumento da competitividade no mercado de trabalho, etc.

Estes fatores seriam suficientes para abalar mesmo a mais sólida das estruturas sociais. Foi neste ambiente que Christiane F. e seus amigos cresceram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...