terça-feira, 21 de agosto de 2012

As drogas nos anos 70

Christiane F. aos 15 anos, em seu julgamento por uso de drogas em 1978


Além de se passar na Europa, aonde a heroína tem grande potencial para ser distribuída facilmente, como vimos nos posts anteriores, a história de Christiane F. se passa nos anos 70, época em que os poderes nocivos das drogas ainda não eram inteiramente conhecidos e estudados. Época esta, também, aonde Timothy Leary, um psicólogo, propunha benefícios terapêuticos do LSD, por exemplo. Hoje se sabe que o LSD não é exatamente uma substância boa para a saúde.

Essa opinião coletiva de que certas drogas faziam bem mudou de lá para cá em razão do conhecimento que foi sendo criado acerca delas e das descobertas sobre seus malefícios físicos, mentais e sociais.

Pode-se até mesmo fazer um paralelo do consumo de drogas com o tabagismo: não muitos anos atrás, fumar era considerado glamouroso e elegante. Conforme foram sendo conhecidos os malefícios do cigarro e sua relação com o câncer de pulmão, cresceu a campanha anti-tabagismo e hoje os fumantes existem, provavelmente, em número muito menor do que cinquenta anos atrás.

Se perguntar para seu avô, não será incomum que ele diga que fumou seu primeiro cigarro ainda na infância. O mesmo aconteceu com Christiane F.:

"Tinha então oito anos. Meu maior desejo era crescer logo, ser adulta, adulta como meu pai. (...) No caminho de volta da escola para nossas casas remexíamos em todos os cinzeiros e latas de lixo para catar as guimbas de cigarro. Dávamos um jeito nelas e fumávamos."

As drogas eram algo relativamente novo então e ideia sobre elas era diferente da atual. Sendo assim, de certa forma, não é errado dizer que as drogas eram mais bem aceitas do que hoje em dia. Como vemos no livro, nas palavras da própria Christiane, quem se drogava era considerado "descolado". Dessa forma, não se poderia esperar retrato diferente do que o livro "Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída..." nos mostra, de toda uma geração desesperançosa e completamente arruinada pelo consumo de drogas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...