domingo, 19 de agosto de 2012

Trainspotting x Réquiem para um Sonho

Para entendermos bem o que se passou com Christiane F., é preciso abrir nossa mente e nos livrarmos da visão sulamericana que temos do mundo, para refletir sobre os acontecimentos de acordo com a época e com o lugar aonde tudo aconteceu. Temos que nos imaginar inseridos no mesmo contexto em que Christiane e os outros estiveram.

Para isso, é importante ressaltar que às vezes esquecemos, mas existe diferença cultural entre Europa e Américas. Essa diferença se reflete em muitos campos que vão além do sotaque distinto com que americanos e europeus falam o mesmo idioma, por exemplo, na política, na arte, no comportamento do povo, na forma das pessoas se relacionarem umas com as outras e até nas drogas que consomem.

Uma forma divertida de exemplificar tal distinção cultural relacionada ao consumo de drogas seria através de filmes. "Trainspotting", produção inglesa de 1996, com Ewan McGregor, mostra de forma bem humorada e chocante a realidade de quatro jovens viciados na Inglaterra.



Por outro lado, o filme "Réquiem para um Sonho", com Jared Leto, produção norteamericana de 2000, mostra a rotina de quatro drogados nos Estados Unidos. A diferença entre as substâncias nas quais os personagens são viciados é nítida: em "Trainspotting", majoritariamente heroína; em "Réquiem para um Sonho", anfetaminas e cocaína injetada.



Os dois filmes falam do mesmo assunto (vício em drogas), mostram o mesmo resultado (consequências desastrosas do vício), contam quase a mesma história e são muito parecidos entre si, mas, ao mesmo tempo, diferentes, justamente devido às drogas que são exploradas. Apesar de "Réquiem para um Sonho" ser uma produção dos Estados Unidos, país que ocupa o posto maior consumidor de heroína no continente americano, quando comparado com "Trainspotting", o filme demonstra a menor difusão da heroína na América e a Europa de Christiane F. se firma como a principal consumidora de heroína do mundo, consumindo 26% de toda a produção mundial, seguida da Rússia, que consome cerca de 21%.


Para saber mais:
Trainspotting no IMDb (em inglês)
Trainspotting no AdoroCinema (em português)
Réquiem para um Sonho no IMDb (em inglês)
Réquiem para um Sonho no AdoroCinema (em português)


Referências: r7.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...